Tecnologia de aproveitamento de frutas nativasdo

cerrado ajuda a preservar o ambiente


O Dia de Campo na TV desta semana vai ao ar dia 6 de agosto, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília). O tema é o manejo e o aproveitamento de frutas nativas do Cerrado. Este programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Brasília – DF, em parceria com a Embrapa Cerrados, sediada em Planaltina – DF, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa vai mostrar como o aproveitamento de frutas nativas do Cerrado – baru, pequi, mangaba, araticum, cagaita, gueroba, buriti e jatobá – pode ser uma fonte de renda para comunidades tradicionais da região, de maneira sustentável como uma das atividades do projeto CMBBC.

A utilização indiscriminada dos recursos naturais e o pouco conhecimento sobre o manejo e a utilização de espécies nativas têm gerado impactos negativos, como a degradação ambiental acelerada e o empobrecimento das comunidades que vivem do extrativismo no Cerrado.
A Embrapa vem desenvolvendo um trabalho nessas comunidades, mostrando como podem aproveitar melhor todo o potencial das frutas nativas da região.

Os pequenos produtores têm alcançado benefícios com a coleta, o cultivo e o processamento de frutas nativas do Cerrado, conhecendo e preservando o ambiente em que vivem. Muitos desses produtos já caíram no gosto popular, conquistando supermercados, restaurantes e sorveterias, e abrindo novos mercados.

O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Voltar
Voltar